quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Vírus no Orkut

Esse é o nome que damos a uma série de trapaças, nem sempre vírus, mas que fazem do Orkut um lugar pouco seguro para os mais desavisados.

A última que percebi é um banner, aparentemente um aviso do Orkut, com um link que leva para uma outra página. Veja a imagem:

Ao clicar, você é transferido para uma página semelhante à do Orkut, mas fora dele. Daí para a frente, não sei o que acontece, porque não quis arriscar.

É possível verificar, pelo endereço no navegador (veja o lugar indicado com a seta vermelha na imagem abaixo), que você já não está mais no site de relacionamentos, e sim numa página que copia grosseiramente as características do Orkut.


Fica a responsabilidade da decisão de continuar ou não a cada um. Eu, por “via das dúvidas”, não vou clicar.

9 comentários:

Anônimo disse...

hmm... tbm não cheguei a clicar, mas vi que mtos perfis estão com tema natalino. Será que esse link não faz isso, muda o tema?

Prof. Pedro Rangel disse...

Tiago, na maioria das vezes, não se instala um vírus, mas as pessoas entregam seu nome de usuário e sua senha para sites de terceiros...
Alguns desses sites são confiáveis, outros nem tanto. Alguns amigos meus já reclamaram que perderam seu perfil do orkut, que continua sendo usado por outras pessoas...
Melhor não arriscar, não é?

Anônimo disse...

Infelizmente, a internet é uma ferramenta absurda de disseminação de vírus, mesmo com proteções acima do respeitável, pessoas conseguem enganar as outras de forma tão simples.

O jeito é ficar sempre atento aos links e remetentes, desse jeito fica difícil de entrar numa "roubada".

Forte abraço e obrigado pelo carinho.
Espero conseguir continuar com o trabalho, apesar das dificuldade.

Prof. Pedro Rangel disse...

Realmente, Fábio. É incrível pensar que, em 99% das vezes, as pessoas se deixam enganar. Tenho uma amiga que clicou num link, baixou um vírus, conseguiu eliminar o vírus com um programa e clicou novamente no mesmo link, pois achava que tinha feito algo errado e queria ler a mensagem... Pode!

Anônimo disse...

é, porem aquele ali nao é virus, o orkut em si nao manda virus, quem manda sao perfis falsos por meio de depoimentos, scraps, ou comentarios.

Prof. Pedro Rangel disse...

Guilherme, às vezes nem são perfis falsos! Muitas vezes, por vontade de agradar, ou ter mais comodidade ao enviar mensagens a todos os amigos, ou ainda na ânsia de personalizar ainda mais o perfil, alguns clicam em links que levam a páginas de terceiros. Uns percebem de cara o que acontece e não baixam nada para o computador. Mas há ainda muitos "inocentes" que ficam baixando programas de sites fora do orkut, a maioria até fora do país, na esperança de que "vai dar certo". A prova disso é que de tempos em tempos surgem aquelas correntes do "aperte F5 ou F6 para ver o que acontece". Tem gente que fica horas teclando e esperando para ver... É incrível!
Grande abraço e obrigado pela participação. Feliz Natal!

Bala Salgada disse...

Isso quer dizer que o meu tava com vírus? Ainda bem que não cliquei, ótima dica.

Prof. Pedro Rangel disse...

Balinha
Não, não estava com vírus... Aquele banner está em todos os perfis. É publicidade. O único cuidado que se deve ter é que você estará entrando em site de terceiros... De repente é algo bem legal, mas em se tratando dessas coisas, eu prefiro não arriscar!
Abraço!

Anônimo disse...

Grátis!!!
Você gostaria de trazer milhares de visitas para seu site diariamente? Você gostaria de ter uma ferramenta de fácil manuseio com a qual você pudesse aumentar o tráfego para sua página?
Acesse http://www.ideia-virus.com/?id=566