sábado, 3 de janeiro de 2009

Reforma ortográfica III

Algumas dicas sobre a nova ortografia:

Acento agudo
Não será usado mais nos ditongos ei e oi, das palavras paroxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima). Lembre-se, só nas paroxítonas!
Exemplos:
as-sem-blei-a
he-roi-co
i-dei-a
ji-boi-a

Acento diferencial
Permanece em pôr (verbo), em oposição a por (preposição) e pôde (verbo no passado), em oposição a pode (verbo no presente).
No caso da oposição fôrma/forma, o acento é facultativo.

Acento circunflexo
Desaparece nas palavras terminadas em –oo (como enjoo, voo, etc.).
Também deixa de ser usado na terceira pessoa do plural dos verbos crer, dar, ler e ver, bem como em seus derivados. (creem, deem, leem, veem).

Trema
Permanece somente em nomes próprios de língua estrangeira e seus derivados, como Müller, mülleriano, Bündchen, etc.

Hífen
É usado quando o prefixo termina em –r e a primeira letra do segundo elemento também é r. Exemplo: super-resistente.
Não é usado quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com r ou s. Exemplo: antirreligioso, atissemita.
Não é usado quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com vogal diferente. Exemplo: autoestrada, extraescolar.
Resumindo: quando o final do primeiro elemento e o começo do segundo elemento são iguais, usa-se o hífen. Nos outros casos, não é usado (essa regra tem algumas exceções, mas serve na maioria dos casos).

Novas letras
k, y e w, nos lugares em que já estamos habituados a colocá-las na ordem alfabética.

Há algumas outras palavras que geram dúvidas em relação ao hífen. Quem tem a palavra final é o professor Evanildo Bechara, da Academia Brasileira de Letras.
Nunca é demais relembrar que as novas regras e as anteriores conviverão até o final de 2011, sendo ambas válidas, inclusive para concursos, durante todo esse período.

Os livros didáticos das escolas públicas são atualizados a cada três anos, o que começará a acontecer no início de 2010. Portanto, não será necessário gasto extra para essa atualização. Fica a responsabilidade dos professores em escolher para suas escolas os livros adequados.

6 comentários:

Prof. Pedro Rangel disse...

Esqueci de escrever que não se acentua mais o u e o i tônicos nas palavras paroxítonas, quando eles aparecem logo após um ditongo.
Por exemplo:
fei-u-ra

Pedro Sá disse...

Olá Pedro,
Estou a escrever isto em resposta ao comentário que deixou no meu blog. Aqui em Portugal, como certamente sabe,à 8 anos que tem sido colocados entraves à reforma ortográfica. Por aquilo que tenho lido/ouvido parece-me que os principais motivo pelo que a reforma ortográfica não vai entrar em vigor tão cedo em Portugal é porque isso implicaria a alteração 1,6 % das palavras do pt-pt enquanto que o pt-br apenas foi alterado em 0,5%, considerando assim que há um "abrasileiramento" do português.
Um óptimo fim de semana. Abraços

Prof. Pedro Rangel disse...

Pedro Sá, obrigado pelo esclarecimento. Já conversei com outras pessoas em Portugal e, na maioria dos casos, há uma certa restrição em relação à reforma que, como você bem disse, promove um "abrasileiramento" da Língua Portuguesa. Esperemos para ver o que acontece no futuro. Grande abraço e obrigado pela visita!

Viviane Righi disse...

Acho que será muito difícil reaprender a escrever o nosso bom e velho português.

Mas, enfim, se é pra fazer... que façamos então!

Dinah Cardozo disse...

É.. parece complexo, mas até que é simples. Eu estou com uma certa resistência de idosa mesmo!
Já procurei me informar sobre essa nova ortografia, estou tentando me adaptar.
Ótimo trabalho esse seu. Um blog informativo e útil, maravilha!

Prof. Pedro Rangel disse...

Viviane, com um certo esforço, fica fácil entender. É um pouco mais complicado acostumar...
Dinah, esse é o caminho, adaptar-se. Obrigado pela visita!