sábado, 25 de outubro de 2008

Memória curta

Uma amiga (que pediu para não ser identificada) vem falar comigo sobre meu post Política, politicagem, ‘apolítica’. Entre tantas outras coisas, comenta que o povo tem uma memória muito curta. Questiona quem lembra da sessão da Câmara onde foi votada a cassação do mandato do então prefeito de Cacequi em 2007.

Recorda, essa minha amiga, por exemplo, que houve uma acusação muito grave de suborno, envolvendo a quantia de R$ 10 mil reais, e que foi comentado, na referida sessão e nas notícias publicadas em jornal local, que teria sido gravada, com autorização da justiça, a entrega de R$ 3,4 mil. Então, como numa tentativa de um golpe fatal em meu otimismo, ela pergunta: E alguém ainda fala disso? Alguém lembra?

Sinceramente, não sei se existe gravação, autorizada ou não, nem sei se houve realmente denúncia de tentativa de suborno. Ouvi muitos boatos na época, mas não sei o que há de real e o que existe de especulação.

No entanto, essa discussão me deu motivo para refletir uma outra questão da falta de memória. Vamos fazer um teste (seja sincero, não vale “colar”!). Responda rapidamente às seguintes questões:

Você lembra em que ano votou em presidente, senador e deputados pela última vez?
Sabe quando será a próxima eleição?
Lembra quem foi seu candidato a presidente? (essa é moleza)
Quem foi o candidato a senador?
Quem foi o candidato a deputado federal?
Quem foi o candidato a deputado estadual?
Quem foi seu candidato a prefeito em 2004?
Quem foi seu candidato a vereador em 2004?
O que cada um deles fez durante seu mandato, se eleito?

Se você respondeu prontamente e corretamente a estas questões, parabéns! Você é um(a) eleitor(a) consciente. Se não conseguiu responder à maioria das questões, então você tem assinado uma procuração em branco para que pessoas façam o que quiserem em seu nome!

Acredito que um dos maiores problemas políticos no país é essa falta de comprometimento político dos eleitores, que não cobram de seus eleitos o trabalho que deveria ser feito e que, em alguns casos, não acontece. Mas passado é passado. Temos que aprender com ele e seguir adiante.

Quem sabe agora, com recursos como meios de comunicação, Internet e outros, passamos a ficar mais atentos aos atos de quem elegemos ou vamos eleger? 2010 está chegando e em 2009 começamos um novo governo municipal. É sempre bom estar atento!

Nenhum comentário: