segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Outra do Joãozinho


Joãozinho nunca foi “bom de bola”. Duas ou três vezes entrou no time da escola porque faltava alguém para completar, mas jogar mesmo, de verdade... Ah, isso não era com ele. Faltava-lhe a garra, a persistência, a vontade de crescer no esporte. Mas isso não faz do Joãozinho uma pessoa má. Ele apenas não foi talhado para o esporte.


Acontece que os amigos do Joãozinho sempre quiseram jogar e não conseguiam vaga no time. O treinador, pai de um aluno da escola, sempre escolhia os mesmos, e os meninos reclamavam muito. Joãozinho então achou que era hora de fazer alguma coisa. Foi ao diretor da escola e argumentou que aquela maneira de escolher o time não era correta, que era necessário fazer uma avaliação séria das capacidades de cada um. Falou em justiça e em ética, entre tantos outros argumentos.


A argumentação do Joãozinho foi tão convincente que o diretor, impressionado com o discurso, resolveu acatar o pedido. E não só isso... Resolveu trocar o treinador do time. Joãozinho, satisfeito, foi orgulhoso para casa, com vontade de ligar para os amigos e contar a novidade. Mais feliz ainda ficou quando seu pai foi escolhido para ser o treinador. Agora sim, seus amigos teriam chances!


Mas o pai dele resolveu levar a sério a história de avaliação. Chamou mais alguns pais e passou a fazer uma série de testes com a meninada da escola. Os amigos procuravam Joãozinho para pedir uma chance, mas, no fundo, ele sabia que seus amigos não passariam na tal avaliação. Então voltou ao diretor e pediu que reconsiderasse seu pedido, que a situação tinha mudado, que talvez não fosse necessário tamanho rigor na escolha do time... Mas não houve argumentos convincentes desta vez.

Joãozinho começou a aprender que ética e justiça não dependem da situação, nem mudam ao sabor dos acontecimentos passageiros. Ele não está muito conformado, mas vai ter que viver com essa nova lição. Isso é crescer!

Um comentário:

Anônimo disse...

Good post and this mail helped me alot in my college assignement. Gratefulness you as your information.