quinta-feira, 3 de julho de 2008

Planejamento das Postagens

É comum percebermos, ao escrever um texto, que não preparamos antes o que iríamos escrever. O resultado? Muitas vezes, ao final do primeiro parágrafo, já usamos todos os nossos argumentos. Ou começamos falando de um assunto, desviamos o foco e terminamos falando de algo completamente diverso ao final.

Para evitar esses problemas, dou algumas sugestões:

  • Deixe para escolher o título ao final do texto. Muitas vezes, nossa produção textual toma outros rumos, e o título fica deslocado do contexto. Lembre-se: o título deve ser um "resumo" do texto.
  • Faça um "esqueleto" de seu texto, mesmo que seja apenas mentalmente. Identifique qual será o foco central, quais as idéias secundárias, quais os argumentos para defender suas afirmações. Proceder assim auxilia na construção dos parágrafos, evitando construir um texto de um só parágrafo.
  • Se a sua intenção é citar algum autor, procure a citação com antecedência, para não perder a inspiração no meio da atividade de escrita. Nada pior do que ter que deixar um texto pela metade para procurar citações em outras leituras. Você pode perder o "rumo" de seu trabalho.

Estas são algumas sugestões. Vá em frente, tente! Com o tempo e a prática, seus textos irão ficar cada vez melhores. E não esqueça: o melhor caminho para ter idéias para construir textos é a leitura. Leia sempre que puder, analise estilos e boa sorte!

Nenhum comentário: