segunda-feira, 26 de maio de 2008

Cuidados na criação de um Blog

Como já referimos antes, criar um Blog é uma atividade prazerosa, que pode nos render bons momentos de aprendizagem, de comunicação e, até mesmo, de oportunidades de trabalho. Quando da criação de um Blog, devemos tomar alguns cuidados básicos:

Não copiar conteúdo de sites ou livros - podemos até fazer citações ao trabalho de outras pessoas, devidamente identificadas (colocando a fonte de onde foi retirado o material). Lembre que é necessário ter a autorização da pessoa e identificá-la corretamente. Isso não nos impede, no entanto, de fazer um resumo de um livro, de um artigo da Internet, etc. Só é necessário respeitar o trabalho intelectual das outras pessoas.

Não divulgar a senha do Blog - em alguns casos, ao criar um Blog coletivo, é necessário que mais de uma pessoa tenha a senha, porém mesmo nestes casos, cuide para que somente as pessoas que realmente vão contribuir com material adequado tenham acesso à senha. De outra forma, você corre o risco de ter muito conteúdo impróprio em seu Blog. Lembre que nem todas as pessoas que estão na Internet tem boas intenções.

Não divulgue informações particulares - essa regra vale também para o Orkut, MSN e outras formas de uso da Internet. Se você não quer que as pessoas tenham acesso a fotos, endereço, telefone ou outras informações pessoais, simplesmente não as divulgue na Internet. A Internet é pública. A única forma de evitar a divulgação de informações pessoais é deixá-las longe do Blog!

Nenhum comentário: