quarta-feira, 19 de setembro de 2012

CONVERSAS ÍNTIMAS


Calma, não é um conto erótico. Em tempos de erotização em novelas, músicas e programas ditos “populares”, qualquer menção a intimidade lembra erotização.
Quando adolescente, li em uma revista que cristais tinham a capacidade de guardar informações, desde que as mentalizássemos perto deles. Não tive dúvidas, juntei uns trocados e comprei uma bolinha de cristal. Fiz todo o procedimento, lavando-a em água corrente e energizando no sol por três dias. Depois, guardava-a em um local seguro, para que somente eu a tocasse.
Conversava com ela todos os dias.  Ou melhor, mentalizava meu dia-a-dia, na esperança de que ficasse gravado no cristal. Talvez um dia a humanidade encontrasse-o, como uma cápsula do tempo, pensava eu.
O tempo passou, amadureci, e o cristal perdeu-se em meio a tantas mudanças. Não faz diferença. Hoje compreendo que o importante não era o ritual, ou o cristal. O importante é que, enquanto mentalizava, exercitava o autoconhecimento.
Talvez este seja o motivo do blog. Enquanto escrevo, converso comigo mesmo e organizo ideias, pensamentos e sentimentos. Enquanto escrevo, “olho para dentro” e conheço-me.
Quando trata-se de conversas íntimas, vale qualquer meio: conversar com analista, com amigo, com a mãe, com uma planta, com um cristal ou com os botões... tanto faz. O objetivo é que importa.

Vemos o mundo através de nosso ponto de vista. Quanto mais nos autoconhecermos, mais poderemos compreender o mundo à nossa volta. E, assim, viveremos melhor, mais saudáveis e felizes.

Nenhum comentário: