domingo, 15 de novembro de 2009

Crack é mau negócio até para traficantes

É o que está sendo afirmado na reportagem da Zero Hora* deste domingo. Os efeitos devastadores desta droga, que vão muito além do prejuízo à saúde do usuário (que é importantíssima) estão preocupando até mesmo os próprios traficantes. Vários deles que dependiam até pouco tempo unicamente da venda desta droga estão revendo seus conceitos.

Além da consequência óbvia da morte rápida de usuários, há também o fato de que o crack é consumido, em geral, próximo dos pontos de venda, o que leva a uma onda de violência que faz com que os vizinhos acabem denunciando os traficantes.
O descontrole causado pelo consumo do crack e a repressão policial estão fazendo com que este comércio ilegal recue sensivelmente. As campanhas contra as drogas também tem atingido seus objetivos, porém há um longo trabalho a ser feito, porque longe de representar uma diminuição real no consumo de drogas, a notícia apenas retrata a diminuição do consumo de crack aliado a um retorno ao consumo de cocaína.

Faz-se necessária a participação de toda a sociedade na busca por alternativas saudáveis de vida, principalmente para nossas crianças e jovens. Só assim é possível pensarmos em uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais segura.

* Zero Hora, ano 46, nº 16146, de 15/11/2009. Texto de Francisco Amorim, páginas 36 e 37

Nenhum comentário: